terça-feira, 5 de maio de 2015

Aos formandos do nono ano

Tive a honra de representar a Comissao Pv Nonoano na formatura da turma de meu filho Martim. A pedido de Katia Giustino e Jane Maranhão, escrevi e li um texto que deveria ser um recado ao formandos e um agradecimento à escola. (Na foto estou tentando colocar o microfone de volta ao lugar). Aí vai o texto lido:

Filhos, filhas queridos e amados
A gente poderia começar esta conversa falando da importância deste momento: a etapa vencida, as grandes conquistas, o ciclo fundamental que se encerra, o crescimento e o amadurecimento de vocês;
E a gente poderia também falar daquilo que fica pra trás: as brincadeiras, a infância, a inocência, a dependência tão forte dos pais...
Em vez disso, escolhemos falar do que estão levando com vocês ao deixar a Projeto. Daquilo que levarão não apenas para o Ensino Médio, mas para a vida.
Sem dúvida, parte do que levarão é uma base sólida com fundamentos da matemática, princípios das ciências, pilares da geografia, marcos da história...E também levarão as notas, boletins – o chamado “histórico escolar”. Mas... Será isso o mais importante? Será que esta é a bagagem mais significativa que vocês estão levando da Projeto para a Vida?
Duvido.
O cabedal acadêmico, as matérias, o currículo, os boletins escolares e suas notas contam, pois abrem portas, ampliam os horizontes e facilitarão o percurso escolar e profissional que vocês terão pela frente.
Mas este conhecimento todo poderia ser apenas um amontoado de conceitos, ideias, fatos e datas sem sentido. E muitas vezes, é. Porque o que a gente não encontra em qualquer esquina, nem em qualquer escola, é o caldo em que este conhecimento vem embebido. O que a gente não vê em qualquer lugar é como este conhecimento todo – com seu caldo – é absorvido e saboreado pelos alunos.
Na Projeto, este caldo é temperado por valores cuidadosamente escolhidos. Os alunos, com seus professores e a equipe, puderam aprender sentindo o gosto destes valores. Descobriram que o conhecimento não é incolor, inodoro e insípido (como aprendíamos sobre a água antigamente...). O conhecimento é pulsante, multicolorido, plurifacetado, parcial, desafiante mutante... provisório! Esta consciência vocês levarão da Projeto para a vida.
Também, acreditamos, vocês levam na bagagem o entendimento de que este caldo não se prepara e nem se toma sozinho. “Aprender” é um verbo que raramente deveria ser conjugado na primeira pessoa do singular. Em vez de tantos “eu aprendo”, mais “nós aprendemos”. E aprendemos preparando o caldo juntos, na cozinha, conversando, enquanto picamos o alho, descascamos a cebola, provamos o sal, dosamos a pimenta, sob a batuta de um chef experiente, a equipe da escola.
Junto com a receita do caldo estão os parceiros desta animada experiência: os amigos.
Não é à toa que se diz “fazer amigos”. Porque “amizade não se compra”, amigo não tem pra vender no supermercado. A gente tem de fazer. E quando a gente faz amigos, os amigos fazem a gente. Amigos fazem a gente rir. Rir da gente mesmo, das situações e de qualquer bobagem. Amigos fazem a gente se emocionar – de alegria, de raiva, de compaixão.
Amigos nos fazem crescer – porque nos aceitam, mas também porque nos provocam. Amigos nos fazem melhores. E é na escola que podemos fazer os melhores amigos – um presente que levarão – claro, porque tiveram a sorte de estar num lugar que cuidou para que não se estabelecessem desigualdades, discriminações e isolamento. Mas incentivou a cumplicidade, a lealdade, a tolerância.
Nestes anos de Projeto pudemos ver as amizades brotando, crescendo, enraizando fortes. Como é natural, vocês estreitaram os laços com uns mais do que com outros, mas o que pudemos testemunhar nas festas, apresentações, no teatro e em outras ocasiões é que vocês se tornaram um grupo que transformou as diferenças entre vocês numa teia flexível e resistente que une cada um a todos os outros. Um emaranhado colorido de personalidades que se identificam como grupo, mas que se afirmam como únicos.
Nós, pais, só podemos agradecer à escola, por ter – mais do que possibilitado – investido na construção destes vínculos. Tornado o dom da amizade parte de seu projeto.
Além deste dom, das ferramentas e conhecimentos sobre os quais falei, acreditamos que vocês levam consigo mais umas tantas preciosidades
ALEGRIA, CULTURA, ÉTICA, LIBERDADE, AUTONOMIA, PERGUNTAS, COMPROMISSO, COMPANHEIRISMO, RESPEITO, CURIOSIDADE, DIÁLOGO, FELICIDADE, INICIATIVA, GRATIDÃO, SAUDADES, CONVICÇÕES, UNIÃO...
Temos certeza de que vocês vão dar conta do recado - mesmo que às vezes possam achar que não.
Com essa bagagem, ao lado destes amigos, vocês estão prontos para escalar a próxima montanha, e a que vier depois dessa, e a outra e a outra.
E estaremos sempre aqui, atentos. Não só pra estender a mão, oferecer um ombro ou acomodá-los em nossos colos. Estaremos aqui, principalmente, para lembrá-los de que sim, vocês podem, vocês podem ser tudo o que sonharem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário